segunda-feira, 7 de maio de 2012

# 93

"A profissão mais difícil do mundo é a melhor profissão do mundo" (video). É este o lema da campanha "Obrigado Mãe" que arrancou hoje, elaborada para os Jogos Olímpicos 2012 pela Procter & Gamble, um conglomerado de empresas de mercadorias de limpeza e higiene pessoal. Assim, é-nos dito que "a P&G esteve sempre presente no negócio de ajudar as mães. Os produtos das nossas marcas ajudam a tornar a vida das mães, em todo o mundo, um pouco melhor todos os dias. É por isso que decidimos não só patrocinar os atletas olímpicos, mas também as pessoas que tornaram possível a sua presença nesta competição... as suas mães. E não falamos somente das mães dos atletas olímpicos, celebramos também o que cada mãe faz para ajudar o seu filho a ter sucesso - todas as mães, em todo o mundo".

Este pensamento miserável pode ser desenvolvido:

"Ser mãe é uma profissão difícil, sobretudo quando as mães se desdobram entre dois e três empregos. Além disso, é uma profissão que infelizmente ainda não é paga; ser mãe pertence assim ao grupo dos trabalhos precários, mas nada que uma continua luta política não resolva. Mostrar que o trabalho de mãe cria valor é portanto um desafio político de máxima urgência, e há muitas feministas que já mostraram isso mesmo. É certo que o nosso patrão macho não nos tem apoiado muitas vezes nesta luta que dura há séculos, mas há cada vez mais homens dispostos a lutar ao nosso lado pela reivindicação de um salário de mãe. Até porque isto de criar sujeitos concorrenciais para a competição olímpica no mercado universal por um posto de trabalho não pode ser tarefa exclusiva das mães. Felizmente que há empresas como a P&G, que disponibilizam não só detergentes a baixo preço, que nos ajudam na lida da casa, como fantásticos cremes e shampoos que nos mantém desejáveis durante muito mais tempo e nos possibilitam trazer ao mundo ainda mais sujeitos concorrenciais".

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